TECNOLOGIA

Cactos inspiram melhoria na eficiência de carros elétricos

Inspirada em cactos, que retém água em ambiente árido, foi criada uma membrana que aumenta a performance das células de combustível. A tecnologia foi desenvolvida pela Comunidade Cientifica Australiana (CSIRO) e Hanyang University, na Coréia do Sul.

Cactos possuem pequenas rachaduras, chamados poros estomáticos, que abrem à noite, quando está frio e úmido, e fecham durante o dia quando as condições são quentes e áridas. De acordo com a pesquisadora australiana Cara Doherty, essa membrana funciona de uma forma semelhante, se ampliam quando expostos a condições de umidificação e se fecham quando é mais seco.

“Isto significa que as células de combustível podem permanecer hidratadas sem a necessidade de um volumoso equipamento umidificador externo. Nós também descobrimos que a membrana faz as células de combustível tornarem-se até quatro vezes mais eficientes em condições quentes e secas “, disse ela ao site da CSIRO.

Pesquisadora Cara Doherty examina uma das membranas. (Foto: CSIRO)
Pesquisadora Cara Doherty examina uma das membranas. (Foto: CSIRO)

O professor Moo Lee, da Universidade de Hanyang, afirma que isso pode ter implicações importantes para muitas indústrias, incluindo a desenvolvimento de veículos elétricos:

 No momento, uma das principais barreiras à implantação de veículos elétricos de célula de combustível é a gestão da água e gestão de calor em sistemas de células de combustível. Nossa pesquisa foca neste obstáculo”.

Quer receber mais boas noticias no Facebook? É só curtir!