Google vai combater cegueira com inteligência artificial
Computadores irão detectar a cegueira em seus primeiros sinais e permitir tratamento antecipado. É isso que promete a Google DeepMind, companhia de inteligência artificial da Google, que anunciou hoje uma parceria com o Moorfields Eye Hospital de Londres e o Sistema de Saúde Nacional da Inglaterra (NHS). Para fazer a detecção, a inteligência artificial irá ter contato com uma base de dados de mais de um milhão de imagens de retinas.
A ideia é que o sistema de aprendizagem de máquina ao ter contato com retinas saudáveis e também com outras indicando futura cegueira, diferencie uma da outra. Assim, ao ver uma nova retina, a tecnologia saberá se ela está bem ou não. De acordo com o jornal The Guardian, essa será a primeira vez que a aprendizagem de máquina da Google será utilizada projetos de saúde.
O oftalmologista Pearse Keane, do hospital que firmou a parceria com a Google, idealizou o projeto após ler que sistemas de inteligência artificial são capazes de detectar imagens. “Eu tive a impressão de que a aprendizagem de máquina poderia se tornar muito boa em olhar imagens de olhos”, disse em entrevista ao jornal.
Os pesquisadores acreditam que o sistema de aprendizagem pode vir a detectar esses sinais com mais eficiência que os próprios oftalmologistas e que no mínimo a tecnologia servirá para ajudar a identificar os casos em que o tratamento é mais urgente.