Após uma colega sofrer acidente, crianças decidem usar máscaras em solidariedade
Uma menina de nove anos, estudante do 4º ano de um colégio adventista de Gurupi, em Tocantins, recebeu de seus colegas de classe um belo gesto de apoio. Após sofrer um sério acidente de carro, a garota cujo nome foi preservado, está fazendo uso de uma máscara para que sua pele não receba sol durante o processo de cicatrização. Ao retornar a escola, o temor de um possível bullying se transformou em gratidão pelo acolhimento.
A decisão de usar as máscaras, para que a colega não se sentisse diferente, partiu dos próprios alunos, como contou a orientadora da escola Janilce Borges ao site “UOL Educação”: “No início, alunos de outras turmas observaram as máscaras de forma natural e acharam até que era uma brincadeira da turma. As crianças se moveram para mostrar amizade, solidariedade e companheirismo”.
A mãe da menina, que também não se identificou, disse que estava preocupada com a reação dos colegas e que decidiu levar a garota após receber da professora a garantia de que ela não seria exposta: “Deixei-a na escola com a máscara na mão, sem fixar no rosto. Pouco tempo depois, recebi uma foto da turma e, para minha surpresa, todos estavam usando máscaras iguais à dela. Fiquei emocionada, pois todos abraçaram a causa”.
Nos momentos em que as crianças são expostas ao sol, durante aulas de educação física e o recreio, todas colocam as máscaras. Durante as aulas, assim como faz a menina, as máscaras são retiradas dos rostos.