Mãe usa creme dental para ensinar a filha o poder das palavras ditas; entenda
Era véspera da volta às aulas. No dia seguinte Breonna teria sua primeira aula no ensino fundamental. E foi nesse momento propício que Amy Beth Gardner, uma americana da cidade de Cleveland, no Tennessee, decidiu ensinar a sua filha sobre a força das palavras que dizemos, em como elas podem ter implicações positivas e negativas.
Após conversar com Breonna, Amy relatou em seu Facebook como utilizou um creme dental para fazer com que sua filha compreendesse o importante ensinamento. A tradução do texto, que até agora foi compartilhado 724 mil vezes, você lê abaixo:
“Minha filha começa o ensino fundamental amanhã. Nós decoramos o armário dela, compramos novos uniformes e até a surpreendemos com uma nova mochila. Mas esta noite, logo antes de dormir, nós fizemos outra coisa pré-ensino fundamental que é muito mais importante do que as outras. Dei para ela um tubo de pasta de dente e pedi que colocasse todo o creme em um prato. Quando ela terminou, eu calmamente pedi que ela colocasse a pasta de volta no tubo. Ela começou a exclamar coisas como: ‘mas eu não posso!’ e ‘não vai ser como era antes!’. Eu calmamente esperei que ela terminasse e depois disse o seguinte:
‘Você vai se lembrar deste prato de creme dental para o resto de sua vida. Suas palavras têm o poder de vida ou morte. Você está prestes a ir à escola secundária e a ver quanto peso suas palavras carregam. Você vai ter a oportunidade de usar suas palavras para magoar, humilhar, caluniar e ferir os outros. Você também vai ter a oportunidade de usar suas palavras para curar, estimular, inspirar e amar os outros. Você irá ocasionalmente fazer a escolha errada. Posso pensar em três vezes esta semana que eu fui descuidada ao usar minhas próprias palavras e causei danos. Assim como este creme dental, uma vez que as palavras saem de sua boca, você não pode colocá-las de volta. Use suas palavras com cuidado, Breonna. Quando os outros estão usando mal as palavras, guarde as suas. Faça a escolha todas as manhãs de que palavras boas vão sair da sua boca. Decida hoje à noite que você será uma doadora de vida ao ir para o ensino médio. Seja conhecida por sua bondade e compaixão. Use sua vida para dar vida para um mundo que precisa tão desesperadamente. Você nunca, nunca se arrepender de escolher bondade'”.
Após a grande repercussão do relato, Amy escreveu uma carta aberta para que a filha leia no futuro, e publicou no Facebook. Em um dos trechos ela diz:
“Quando eu postei a história creme dental para minha página pessoal do Facebook, nunca imaginei o quão longe ela iria chegar. Disseram-me que mais de um milhão de pessoas já leram a nossa história de uma simples conversa de mãe e filha numa noite de domingo. A resposta tem sido extremamente positiva e eu tenho guardado os artigos e entrevistas para que um dia possamos rir juntas sobre os nossos inesperados e imerecidos quinze minutos de fama”.