Voluntários se reúnem para resgatar animais abandonados durante a guerra na Síria
Os cães, gatos e coelhos deixados para trás são resgatados pela Associação Síria para Resgate de Animais. A organização sem fins lucrativos tem sede em Damasco, capital Síria. Há um ano eles começaram a resgatar os animais. Através do Facebook, os cinco voluntários recebem informações de animais que estão abandonados e mantém contato com possíveis adotantes.
“Há milhares de pessoas em nossa página, mas ainda não é fácil encontrar famílias para os animais”, afirma a voluntária Sulaf Katmawi, em entrevista ao site Good News Shared. Isso porque a frágil condição financeira de quem permaneceu na Síria dificulta manter um animal.
Para facilitar a adoção, eles enviam animais para adotantes no exterior. “Podemos enviar cães para qualquer lugar da Europa com tudo pago, incluindo vacinas e castração”, afirma a voluntária.
Além de resgatar, alimentar e enviar os animais para adoção, a ONG muitas vezes precisa cuidar de ferimentos e doenças. “Há algumas pessoas que se oferecem para ajudar, às vezes”, disse Sulaf Katmawi.
A ONG ainda busca educar e sensibilizar as pessoas, através do Facebook, a cuidarem dos animais e não cometerem maldades.