Designers de moda criam batas hospitalares para melhorar auto-estima de pacientes
“Quando você não pode vestir o que quiser, você não se sente como você é. Você é apenas a sua doença. Você é apenas um paciente do hospital”. Essa frase é de uma garota (com nome não identificado) que aparece no vídeo de uma campanha que convocou designers de moda para uma louvável missão: resgatar a autoestima de adolescentes internados em um hospital de Ontário. Deixá-los serem quem são: únicos.
A ação, criada pela organização sem fins lucrativos Starlight, doou cerca de 100 batas. “Nos temos visto que essas roupas realmente tem feito diferença para os adolescentes que tem vestido”, diz Travor Dicaire, vice presidente sênior da Starlight, em entrevista ao site americano BuzzFeed News.
Vendo os sorrisos, ouvindo os risos, observando a emoção… Eu entendo que temos que trazer este programa ao maior número de adolescentes internados possível”, disse Travor Dicaire.
Izzy Camilleri, designer de moda, afirma no vídeo que já trabalhou para artistas como David Bowie e Meryl Streep, mas que esse trabalho é mais significativo que qualquer outro que ela já tivesse feito.
“Ser adolescente não é uma coisa fácil, mas ser adolescente com problemas de saúde sérios… imagino que seja a coisa mais desafiante do mundo”, diz India Amara, tatuadora e designer que ajudou a desenhar as estampas das batas.
Em depoimentos gravados após as roupas serem recebidas foi consenso entre os adolescentes que eles se sentiam eles mesmos e como se estivessem fora do hospital.
Confira abaixo imagens dos adolescentes com as novas roupas e em seguida o vídeo da campanha (em inglês).