Brasileira de 16 anos reduz lactose no leite com invento
Maria Vitória Valoto, paranaense de Londrina, tornou-se, aos 16 anos, finalista da feira de ciência da Google. Maria desenvolveu uma cápsula que neutraliza os efeitos da lactose no leite a ponto de quem é intolerante puder consumir. Um estudo que inspirou o invento aponta uma relevante porcentagem da população cujos corpos não produzem a enzima necessária para digestão da lactose.
Um dos desafios do projeto, ao reduzir a lactose, era preservas os componentes nutritivos do leite. Considerando os altos custos de produtos sem lactose, o projeto ganhou o nome de “Leite sem lactose para todos”. Segundo o site “Olhar Digital”, a cápsula é reutilizável e funciona em temperaturas até 37ºC, inclusive em produtos com teor de gordura baixo.
“O que diferencia a cápsula de todos os produtos que a gente tem, hoje, é a aplicação. A maioria dos produtos é de uso oral, você ingere o medicamento e pode consumir algo que tenha lactose. As cápsulas, não: são de uso direto no leite. Então, em vez de pagar mais por um leite sem lactose, você compraria as cápsulas e o leite comum. Colocaria as cápsulas no leite com lactose e o leite se torna um leite sem lactose”, contou Maria em entrevista ao site “G1”.
A estudante que está no 2º ano do ensino médio considera a possibilidade de fazer curso de farmácia. Honrada por estar na final da feira de ciências da Google, que terá a premiação em setembro, ela afirmou: “De todos, o maior prêmio é impactar a vida das pessoas. Quando a gente começa a pesquisar mais sobre o assunto, a gente vê a dificuldade que as famílias encontram com essa questão. Então, ver que eu estou produzindo algo que vai beneficiar muita gente é uma realização pessoal muito grande. Eu me sinto extremamente feliz”.