Drones levarão apoio médico até vilarejos distantes na África, Ásia e Oceania
Ao longo da história da humanidade, a tecnologia sempre nos serviu como um instrumento de integração. Foram as caravelas, depois a aviação e agora os drones. A start-up americana Vayu iniciou um serviço que levará até povoados distantes de cinco países da África, Ásia e Oceania. Os primeiros testes ocorreram no final de julho em Madagascar.
O equipamento consegue levar dois quilos de carga e tem autonomia para voar até 60 km. Ainda está em desenvolvimento um projeto para permitir capacidade e autonomia ainda maiores. O principal objetivo é que as equipes médicas que já atuam nesses locais tenham apoio no recebimento de remédios e envio de amostras para exames laboratoriais.
O projeto é financiado com ajuda dos governos locais e da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). Os próximos países aonde a iniciativa chegará serão Papua Nova Guiné, Malawi, Filipinas e Nepal. O vídeo abaixo (em inglês) exibe os primeiros testes, ocorridos com sucesso em Ranofamana, Madagascar: